- O que significa a sigla TTI?
TTI significa Técnico em Transações Imobiliárias.
- Qual é o nível de formação do curso TTI?
É um curso técnico pós-médio.
- Este curso está vinculado a algum órgão público?
Sim, o curso é reconhecido pela Secretaria da Educação e é vinculado ao Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI). Para cursá-lo, é necessário fazer o cadastro no CRECI.
- Por que não é aceita carteiras de registros (OAB, CREA, CRC, CNH, etc.) como documento para a efetivação da matrícula?
Porque estas carteiras não são validas para compor o prontuário escolar, já que são documentos específicos e servem apenas para identificação. O RG, documento emitido pela Secretaria de Segurança Pública, é documento obrigatório.
- Por que o Diploma de Ensino Superior não é suficiente para a realização da matrícula?
Porque o curso TTI é de nível pós-médio e, para a realização da matrícula, a legislação da educação exige que o aluno apresente o Histórico Escolar e o Certificado do Ensino Médio.
- É possível eliminar disciplinas com documentos de Cursos Superiores?
Sim. O aluno pode solicitar Aproveitamento de Estudos apresentando o Histórico Escolar. A Coordenação pedagógica da Escola faz a análise da equivalência em até 10 dias.
- Qual é o tempo de duração do curso?
Curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) - tempo mínimo de 3 meses e tempo máximo de contrato de 6 meses.
- Como é o programa curricular do curso TTI? São quantas disciplinas?
- Direito e Legislação
- Organização e Técnicas Comerciais
- Operações Imobiliárias
- Marketing Imobiliário
- Desenho Arquitetônico e Noções de Construção Civil
- Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa
- Economia e Mercados
- Matemática Financeira
- Noções de Relações Humanas e Ética
- Estágio Supervisionado Obrigatório
- O quê acontece se o aluno ultrapassar o tempo contratual máximo de 6 meses?
- Por que não se pode concluir o curso em menos tempo do que o prazo mínimo de 3 meses? Por que não é possível realizar mais de 2 avaliações por vez?
- Quantas avaliações são realizadas no curso?
- A escola oferece estágio?
- Qual é a carga horária mínima para comprovação de estágio obrigatório?
- Como é o processo de solicitação da Carteira Provisória de Estagiário?
- Solicitar a declaração de Escolaridade No site do CRECI, preencher o cadastro e imprimir o boleto para pagamento do CRECI
- Efetuar o pagamento em um dos bancos indicados
- Com todos os documentos necessários (informados no site), comparecer em uma Delegacia do CRECI mais próxima pessoalmente e solicitar a Carteira Provisória de Estagiário;
A Carteira Provisória não ficará pronta de imediato. No ato da inscrição, o aluno receberá um protocolo de solicitação e, com ele, poderá dar inicio ao estágio. O Relatório de Estágio deverá ser preenchido com a data de emissão da Carteira de Estagiário, respeitando o período de vigência do documento.
- Como elaborar o Relatório de Estágio?
Na primeira página, onde está a Declaração de Estágio, o aluno deve preenchê-la com o nome do corretor responsável pelo estágio e o número de registro dele no CRECI. No caso de Pessoa Jurídica, o aluno deve colocar o nome do corretor designado pela imobiliária para acompanhá-lo e solicitar o carimbo com o CNPJ da imobiliária. O aluno também deve preencher com seu nome, RG e o período em que realizou o estágio. Na parte interna do relatório, o aluno deve descrever as atividades que realizou durante o período do estágio, que deve somar 130 horas (ou 22 dias úteis) no total. O aluno deve ter pelo menos 1 dia de folga por semana. Todo o processo do estágio deve ser acompanhado pelo corretor responsável indicado. Nenhum aluno pode realizar vendas durante o estágio.
- Como obter o registro do CRECI?
É necessário estar matriculado no curso TTI para realizar o estagiário obrigatório. Somente depois da conclusão do curso (aprovação nas avaliações e entrega do Relatório de Estágio válido), o aluno poderá obter o registro definitivo junto ao CRECI.
- É obrigatório para o corretor de imóveis estar filiado ao Sindicato?
Deixe um comentário