1- Técnico em Enfermagem 


O técnico de Enfermagem tem um papel fundamental na operação de uma unidade de saúde, atuando diretamente no atendimento aos pacientes, em funções básicas de prevenção e manutenção da saúde. A principal atribuição do técnico de Enfermagem é auxiliar os enfermeiros no cuidado dos pacientes.


Apesar de estar mais presente em hospitais e centros cirúrgicos, o técnico de Enfermagem pode trabalhar também em maternidades, clínicas, consultórios médicos, casas de repouso, ONGs, redes ambulatoriais e unidades básicas de saúde.


2- Técnico em Edificações 


O técnico em edificações está presente no dia a dia da execução de uma obra. Seu caráter multifuncional acarreta na presença deste profissional tanto no escritório de uma construtora quanto no canteiro de obras. Sua principal função é certificar que o desenvolvimento e execução das obras sigam em conformidade com o projeto elaborado. 


Além disso, o técnico em edificações poderá atuar em conjunto com pedreiros, eletricistas, arquitetos, auxiliares administrativos, motoristas, engenheiros, encanadores e gerentes. Com o diploma em mãos, o técnico em edificações deve procurar o registro junto ao Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT).


3- Técnico em Segurança do Trabalho


O técnico em segurança do trabalho é o profissional que analisa e avalia o ambiente de trabalho, desde suas instalações até seus processos, trabalhando em prol da prevenção de acidentes e doenças que possam ser adquiridas pela rotina ocupacional. O técnico em segurança do trabalho ainda identifica os possíveis riscos de acidente no trabalho e implanta ações corretivas.


De pequenas equipes até as multiprofissionais, esse especialista pode encontrar a necessidade de orientação ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e equipamentos de proteção coletiva (EPCs), por exemplo, em sua rotina profissional. 


4- Técnico em Radiologia


O técnico em radiologia realiza exames radiográficos tradicionais, com domínio de soluções químicas e processamento do filme, além de preparar o paciente para os demais exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem. Em adição, o profissional também faz o acompanhamento do uso de meios de contraste radiológicos.


A área de atuação do técnico em Radiologia costuma abranger ambientes hospitalares e clínicos, tais como laboratórios, hospitais, unidades básicas de saúde, dentre outros, tanto do setor público quanto do privado. 


5- Técnico em Informática. 


O técnico em informática é um profissional que tem entre suas responsabilidades a montagem, acabamento e manutenção de computadores, além da identificação e correção de problemas em aparelhos eletrônicos. Ele também instala e configura redes e softwares, trabalhando no desenvolvimento de sistemas e websites.


Há empresas de diversos segmentos, geralmente as de médio e grande porte, que possuem núcleo de profissionais de tecnologia para atenderem às demandas próprias. 


6- Técnico em Mecânica 


De acordo com a página da profissão, o mecânico é o profissional responsável por realizar reparação de problemas em motores e maquinaria, como automóveis e outros veículos de transporte, equipamentos industriais, entre outros. Ele também realiza manutenção preventiva periódica desses mesmos maquinários.


Para se tornar um mecânico, um dos caminhos mais prósperos é realizar um curso de qualificação profissional (embora não seja obrigatório), como cursos técnicos e profissionalizantes na área de Mecânica.


7- Técnico em Logística 


O profissional de logística é o responsável por gerenciar os materiais, produtos e recursos de uma empresa e pela organização operacional. Ele administra o estoque, controla o armazenamento, cuida da compra de suprimentos necessários, planeja a movimentação interna, gerencia a distribuição entre fábricas, centros e varejo.


8- Técnico em Recursos Humanos


Este profissional apoia e/ou conduz todas as tarefas relacionadas ao setor de RH de uma empresa ou organização. Ele está envolvido em todos os processos que envolvem a gestão e o bem-estar do capital humano da empresa (os funcionários), e o processo seletivo para contratação de novos colaboradores.


O processo de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, gestão de benefícios e de programas de qualidade de vida de uma organização são atuações deste profissional. 


9- Técnico em Contabilidade


O contabilista pode ser um profissional formado em Ciências Contábeis - caso em que também pode ser chamado de contador - ou então formado em curso técnico na área. O profissional está geralmente atrelado às áreas financeira, patrimonial e econômica de sua empresa ou organização.


O contabilista, em atuação como técnico em contabilidade, poderá trabalhar com prestação de contas, cálculo de impostos, análise de contas e despesas, além de registros e lançamentos em sistemas. 


Há possibilidade de atuação profissional em escritórios de contabilidade e em departamentos de contabilidade de empresas agrícolas, industriais, comerciais e de serviços, incluindo bancos.


10- Técnico em Mecatrônica 


O profissional desta área terá qualificação para trabalhar com sistemas robóticos de automação, visando a otimização de processos dentro das indústrias. O técnico também atuará com a interpretação e execução de projetos, podendo operar equipamentos e realizar manutenção.


Vale destacar que a formação profissional deste curso é híbrida, envolvendo eletrotécnica, eletrônica, mecânica e informática, integrando ainda tecnologias de engenharia de produto, planejamento, produção, processo, suporte e vendas. 



Fonte: Quero Bolsa.